Certificado NR 10: é possível fazer o treinamento pela internet?
Muitas pessoas não sabem que atualmente é possível obter o certificado NR 10 através da metodologia online.
Essa facilidade decorre do fato da educação a distância ser uma modalidade de ensino com um número cada vez maior de adeptos.
E não sem motivos, obviamente!
Na prática, o ensino a distância utiliza a tecnologia como intermediária no processo de aprendizagem e por isso, é um facilitador, pois possibilita, entre outras coisas, maior flexibilidade de horários.
Para conferir em detalhes, prossiga na leitura.
Afinal, quem precisa fazer o treinamento da NR 10?
Bem, de acordo com a determinação da NR 10, todo trabalhador autorizado pela empresa para intervir em instalações elétricas deve possuir treinamento específico conforme os riscos da atividade decorrente do emprego de energia elétrica, bem como, das principais proteções, primeiros socorros e combate a incêndio.
Sendo assim, todo profissional que atue diretamente com a manipulação de eletricidade precisa, necessariamente, passar pelo treinamento de capacitação.
Certificado NR 10: Online ou presencial?
Porém, em razão da correria do cotidiano, diante do excesso de trabalho, empresas e trabalhadores tendem a procrastinar o treinamento.
Porém, esse contexto de procrastinação, seja por ausência de tempo, oportunidade ou negligência, pode resultar em consequências gravíssimas para ambos e principalmente para a empresa.
Convém ressaltar que manter o treinamento em dia é responsabilidade da empresa, correto?
Bom, para evitar dores de cabeça, o treinamento online vem sendo utilizado cada vez mais como um recurso que as empresas oferecem aos trabalhadores, devido à inúmeras vantagens, que veremos no próximo tópico.
Antes, convém ressaltar que o ensino online no Brasil é possível em virtude da regulamentação do decreto presidencial nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005.
De acordo com esse decreto, os cursos a distância possuem o mesmo valor que os cursos presenciais, desde que sejam ministrados por profissionais qualificados e desde que atendam às exigências estabelecidas pelo MTE (Ministério do trabalho e do emprego).
Sendo assim, não há absolutamente nenhuma diferença entre as duas modalidades, no que se refere ao aproveitamento do aluno.
Vantagens do treinamento online
Como dissemos, o treinamento online surgiu para facilitar a vida das empresas e dos trabalhadores, em muitos aspectos.
Vejamos quais:
- O trabalhador pode fazer o treinamento no conforto da sua casa. Nada como assistir uma aula de pijama e tomando um delicioso café, não é mesmo?
- O trabalhador determina a hora que pretende se dedicar ao treinamento;
- O treinamento online evita interrupções em horário de trabalho e deslocamentos desnecessários;
- O trabalhador cria a sua própria dinâmica de organização;
- Por estar em horário pós laboral, o trabalhador tem a possibilidade de extrair o máximo do aprendizado do treinamento;
- O trabalhador não precisa ser um expert em informática para acompanhar o treinamento;
- O trabalhador não necessita dispor de um aparato tecnológico para acompanhar o treinamento, pois é exigido somente configurações básicas e uma boa conexão com a internet.
Como é possível observar, a modalidade presencial é muito vantajosa, tanto para a empresa como também para o trabalhador.
Por isso, não há mais desculpas para prorrogar o certificado NR 10 dos seus colaboradores.
Disposto a encontrar uma escola de treinamento online?